domingo, 25 de agosto de 2013

2013 3ano 3bim - Aula 3.6 - Fontes de Campo Magnético

Bom dia, queridos alunos! Hoje vamos ver como as Forças Elétrica e Magnética se relacionam.

1. Quais são as características da Eletricidade?

2. Quais são as características do Magnetismo?

3. Explique detalhadamente a importância da experiência de Oersted.

4. Descreva o Campo Magnético Gerado por um Fio Retilíneo.

5. De que depende o valor do Campo Magnético gerado por um fio?

2013 2ano 3bim - Aula 3.11 - Calor Latente

Bom dia, queridos! Hoje veremos um pouco sobre como os 3 estados da Água (e de outros elementos) se relacionam com Temperatura, Pressão etc.

1. Ao 0º Celsius, em que estado da matéria a água pode existir?

2. É possível a água virar vapor antes de chegar a 100º Celsius? Se sim, dê um exemplo.

3. Seria possível um bloco de gelo passar direto para o estado gasoso, sem derreter? Em quais condições?

4. Qual dos gráficos da p. 16 representa as curvas de mudança de estado para a água?

5. Redesenhe o gráfico e marque pontos numerados 1, 2 e 3 para as situações das três primeiras perguntas.

2013 1ano 3bim - Aula 3.11 - Casos

Bom dia, queridos alunos!

Hoje vamos aplicar o que aprendemos sobre vetores ao movimento composto, por exemplo o do "Barco em uma Correnteza".

O Barco e a Correnteza

1. Executar no Applet os itens, a, b e c das páginas 6 e 7.

2. O que significa somarem-se as velocidades B e C?

3. O que significa subtrairem-se as velocidades B e C?

4. O que significa o Teorema de Pitágoras aplicado à soma de B e C?

2013 - Semana 27 (26/08 a 30/08)

1ºAno

- Casos
- Exercícios

2ºAno

- Calor Latente
- Mudanças de Estado

3ºAno

- Fontes de Campo Magnético

2013 - Semana de Estudos - Inscrições

Boa tarde, queridos alunos!

Nesta semana anuncio o nosso projeto de Semana de Estudos.

Não há grandes novidades, pois o que os interessados vão apresentar são nada mais do que os trabalhos que já desenvolvemos durante o ano letivo, ou seja, os trabalhos que vocês apresentaram para mim como avaliação mensal, em grupos.

Discutirei os detalhes com vocês em sala de aula,

Mas esta semana é voltada para as inscrições e decisão do que será feito em cada apresentação.

Interessados, falar comigo durante esta semana (do dia 26 ao dia 30 de agosto).

Atenciosamente,

2013 3ano 3bim Avaliação Mensal: Trabalho + Apresentação

2013 - Física - 3ºAno - 3ºBimestre - Avaliação Mensal - Magnetismo e o Planeta Terra


Neste bimestre temos como tema o Planeta Terra, por isso, aplicaremos nossos conhecimentos de Física competentes ao 3º bimestre para realizar um trabalho no qual se aplica o Magnetismo à Geologia.
O bimestre se divide em 3 grandes conteúdos:
  1. Ímãs
  2. Campo magnético
  3. Força Magnética
  4. Fios, Espiras, Bobinas ou Solenóides.
Acesse no blog>

E desta vez, cada grupo faz um trabalho diferente e os temas a serem distribuídos são:
  • Campo Magnético Terrestre
  • A Bússola
  • A Magnetita
  • Nikola Tesla *
  • Como o Magnetismo do Sol nos Afeta?



  • Geolocalização dos Animais
  • Reator de Fusão Nuclear *
  • Levitação Magnética *
  • AMAS (Anomalia Magnética do Atlântico Sul)
  • Triângulo das Bermudas
  • Assim sendo, cada grupo vai ver como os conteúdos deste bimestre se aplicam ao tema que lhes confere, seguindo o seguinte roteiro:
    1. Entregar uma pesquisa impressa de no máximo 5 páginas sobre o sistema em questão.
    2. Anexar um resumo manuscrito de no máximo 2 páginas sobre a pesquisa acima.
    3. Em uma outra folha anexa, responder às seguintes questões:
      1. Como os Ímãs estão relacionados com o tema escolhido?
      2. Descreva o Campo Magnético relacionado ao tema escolhido.
      3. Como a Força Magnética surge no tema escolhido, e quais são suas influências?
      4. Como um (ou mais) dos elementos, Fios, Espiras, Bobinas e Solenóides, se aplica ao tema escolhido?
    4. Preparar uma apresentação de 5min para ser feita no Data-show, com os 3 pontos mais importantes ou curiosos sobre o trabalho.


    Obs. A escolha dos temas pelos grupos e a data de entrega é agendada com o professor em sala.

    (*) Os temas com asterisco não estão relacionados à Geologia em si, mas o impacto que essas tecnologias trariam para o futuro do planeta Terra.

    2013 2ano 3bim Avaliação Mensal: Trabalho + Apresentação

    2013 - Física - 2ºAno - 3ºBimestre - Avaliação Mensal - Termologia e o Planeta Terra


    Neste bimestre temos como tema o Planeta Terra, por isso, aplicaremos nossos conhecimentos de Física competentes ao 3º bimestre para realizar um trabalho no qual se aplica a Termologia à Geologia.
    O bimestre se divide em 3 grandes conteúdos:
    1. Temperatura e Escalas
    2. Equação da Calorimetria
    3. Mudança de Estado
    4. Transmissão de Calor
    5. Dilatação Térmica


    E desta vez, cada grupo fara um trabalho diferente e os temas a serem distribuídos são:
    • Efeito Estufa
    • Derretimento das Calotas Polares
    • Camada de Ozônio
    • As Estações do Ano
    • Os Desertos


  • Terras Nevadas (Alaska, Sibéria)
  • Glaciação (Eras do Gelo)
  • Formação da Terra
  • Vulcões
  • Aquecimento Global
  • Assim sendo, cada grupo vai ver como os conteúdos deste bimestre se aplicam ao tema que lhes confere, seguindo o seguinte roteiro:
    1. Entregar uma pesquisa impressa de no máximo 5 páginas sobre o sistema em questão.
    2. Anexar um resumo manuscrito de no máximo 2 páginas sobre a pesquisa acima.
    3. Em uma outra folha anexa, responder às seguintes questões:
      1. Como as Temperaturas e Escalas Termométricas estão envolvidas com o tema escolhido?
      2. Como as Grandezas da Equação da Calorimetria estão envolvidas com o tema escolhido?
      3. Como a Mudança de Estados da Matéria está envolvida com o tema escolhido?
      4. Como a Transmissão de Calor está envolvida com o tema escolhido?
      5. Como a Dilatação Térmica está envolvida com o tema escolhido?
    4. Preparar uma apresentação de 5min para ser feita no Data-show, com os 3 pontos mais importantes ou curiosos sobre o trabalho.

    Obs. A escolha dos temas pelos grupos e a data de entrega é agendada com o professor em sala.

    2013 1ano 3bim Avaliação Mensal: Trabalho + Apresentação

    2013 - Física - 1ºAno - 3ºBimestre - Avaliação Mensal - Vetores e o Planeta Terra


    Neste bimestre temos como tema o Planeta Terra, por isso, aplicaremos nossos conhecimentos de Física competentes ao 3º bimestre para realizar um trabalho no qual se aplicam os Vetores à Geologia.
    O bimestre se divide em 3 grandes conteúdos:
    1. Vetores
    2. Movimentos em Duas Dimensões
    3. Lançamentos de Projéteis


    E desta vez, cada grupo fara um trabalho diferente e os temas a serem distribuídos são:
    • Os Pontos Cardeais
    • Cartografia
    • Rotas Terrestres
    • Rotas Marítimas
    • Rotas Aéreas



  • Tiros de Canhão
  • Mísseis Intercontinentais
  • Lançamento de Foguetes
  • Órbita do Planeta Terra

  • Assim sendo, cada grupo vai ver como os conteúdos deste bimestre se aplicam ao tema que lhes confere, seguindo o seguinte roteiro:
    1. Entregar uma pesquisa impressa de no máximo 5 páginas sobre o sistema em questão.
    2. Anexar um resumo manuscrito de no máximo 2 páginas sobre a pesquisa acima.
    3. Em uma outra folha anexa, responder às seguintes questões:
      1. Como o conceito de Vetor se aplica ao tema escolhido? (vetor deslocamento, velocidade, aceleração, força, soma de vetores, etc)
      2. Como o conceito de Movimento em Duas Dimensões se aplica ao tema escolhido? (movimento nos eixos vertical, horizontal, azimutal - ou x, y e z, ação do vento, das águas, atrito com o ar, movimentos circulares, etc)
      3. Como o conceito de Lançamento de Projéteis se aplica ao tema escolhido? (determinação da direção e sentido do lançamento, localização do alvo, velocidade de lançamento, altura máxima, alcance máximo, alvos em movimento etc)
    4. Preparar uma apresentação de 5min para ser feita no Data-show, com os 3 pontos mais importantes ou curiosos sobre o trabalho.

    Obs. A escolha dos temas pelos grupos e a data de entrega é agendada com o professor em sala.

    domingo, 18 de agosto de 2013

    2013 - Semana 26 (19/08 a 23/08)

    1ºs Anos

    - Operações com Vetores
    - Exercícios

    2ºs Anos

    - Calor Sensível
    - Exercícios

    3ºs Anos

    - Exercícios

    segunda-feira, 12 de agosto de 2013

    2013 1ano 3bim - Aula 3.3 - Vetor

    Bom dia, queridos! Hoje vamos nos aprofundar em nosso estudo de vetores!

    Observe as imagens e responda, com um breve texto e uma representação gráfica da soma vetorial.

    1. Como se soma 2 vetores na mesma direção e sentido?

    2. Como se soma 2 vetores na mesma direção, mas sentidos opostos?

    3. Como se soma 2 vetores em direções perpendiculares?

    4. Como se soma 2 vetores separados por um ângulo qualquer?

    domingo, 11 de agosto de 2013

    2013 2ano 3bim - Aula 3.4 - Capacidade Térmica

    Oi gente! Hoje aprenderemos um pouco sobre como os movimentos de massa de ar, temperatura e calor estão relacionados com propriedades intrínsecas da matéria!

    Vídeo 1
    (Movimentos na Atmosfera)

    1. Por que, ao utiizar um Condicionador de Ar, recomenda-se que (para sua eficácia e economia de energia) fechem-se as portas e janelas do recinto?

    2. Qual é a diferença entre:
    a) Se esquentar 1L ou 500mL de água?
    b) Se esquentar 500mL de Água ou de Leite?

    3. Por que temos uma sensação de frio ao tocar objetos de metal?

    4. Explique o fenômeno da Brisa Marítima e Brisa Terrestre.

    2013 - Semana 25 (12/08 a 16/08)

    1ºs Anos

    - Vetor
    - Exercícios

    2ºs Anos

    - Exercícios
    - Capacidade Térmica

    3ºs Anos

    - Ímãs, Cargas Elétricas e Interações

    2013 - Semana 24 (05/08 a 09/08)

    1ºs Anos

    - Grandezas Físicas e Vetores
    - Exercícios

    2ºs Anos

    - Temperatura e Calor
    - Escalas Termométricas

    3ºs Anos

    - Força Magnética

    2013 - Semana 23 (31/07 a 02/08)


    • Reunião Pedagógica
    • Provas de Recuperação
    • Provas de Recuperação

    segunda-feira, 5 de agosto de 2013

    2013 2ano 3bim - Aula 3.2 - Escalas Termométricas

    Bom dia, queridos alunos! Felizmente a temperatura aumentou um pouco esses dias, não é? Então vamos tentar entender um pouco mais como podemos medi-la!

    Vídeo 1
    (Eureka! - Medição de Temperatura)

     Atividade 3.1
    Reunam-se em grupos de 3 a 5 pessoas, preencham uma folha à parte com cabeçalho completo e respondam às perguntas abaixo.

    1. Vocês estão em um acampamento e um de vocês adoece. Para socorrer a pessoa de maneira correta, vocês precisam detectar se a pessoa está ou não com febre e se possível determinar sua temperatura aproximada. Como vocês fariam?

    2. Expliquem as 3 principais Escalas Termométricas, como são e para que, ou onde são utilizadas.

    3. Inventem sua própria Escala Termométrica. Dar valores e explicar com o que eles estão relacionados.

    domingo, 4 de agosto de 2013

    2013 3ano 3bim - Aula 3.1 - Força Magnética

    Bom dia, queridos alunos... Hoje nossa aula é sobre o Magnetismo. Comecemos assistindo a um pedaço desse vídeo, filmado por ninguém mesmo que euzinho!


    Vídeo 1
    (Experimentos de Física - Magnetismo)

    Atividade 3.1
    Reunam-se em grupos de 3 a 5 pessoas, preencham uma folha à parte com cabeçalho completo e respondam às perguntas abaixo.


    1. Como é possível fazer uma mola magnética com ímãs?


    2. Como é possível construir um freio magnético usando ímãs e placas de alumínio?


    3. Por que um ímã, dentro de um tubo de alumínio cai mais devagar do cairia fora?


    4. Sobre uma bússola, responda:
    a) Como você a utiliza para se localizar?
    b) Qual é a relação dela com as propriedades do planeta Terra?

    5. Como um ímã se comporta quando inserido em um campo magnético ?


    30min para Entregar

    2013 2ano 3bim - Aula 3.1 - Temperatura e Calor

    Bom dia, alunos... Hoje nós vamos falar um pouco sobre conceitos que já nos interessam um pouco atualmente, mas no futuro, é que veremos se o clima vai realmente mudar.

    Vídeo 1
    Futurama - Trecho: Quanto mais Quente, Pior!

    Atividade 3.1
    Reunam-se em grupos de 3 a 5 pessoas, preencham uma folha à parte com cabeçalho completo e respondam às perguntas abaixo.

    1. Qual é a fonte de calor do planeta Terra, e como ela transmite seu calor até nós?

    2. O que acontece com a temperatura média do planeta de acordo com a Teoria do Aquecimento Global?

    3. O que no vídeo está (e o que não está) de acordo com a realidade?

    4. Qual é a diferença entre um corpo quente e um corpo frio?

    5. Em quais situações existe o Calor? Existe "Calor Frio"? Explique.

    Entregar em 30min

    2013 1ano 3bim - Aula 3.1 - Grandezas Físicas e Vetores

    Bom dia, queridos alunos... Hoje faremos uma atividade relacionada a deslocamento e direções...

    Figura 1
    (Google Maps - Caminho do Bentinho até a Prefeitura)
    Atividade 3.1
    Reunir-se em grupos de 3 a 5 alunos, escrevam cabeçalho completo e respondam às perguntas abaixo.

    1. Como vocês relacionariam os conceitos Grandeza Escalar e Vetorial com as informações 1 e 2?

    2. Como vocês associariam as setas do mapa com as características de um vetor? Ver figura p. 2.

    3. Como vocês representariam graficamente a soma entre os vetores:
    a) X e Y?
    b) Y e Z?
    c) X, Y e Z?

    4. Quanto é o valor aproximado da soma:
    a) Escalar de X, Y e Z?
    b) Vetorial de X, Y e Z?

    Entregar em 30min