domingo, 31 de março de 2013

2013 - Semana 09 (25/03 a 28/03)

1ºs Anos


1.9. Avaliação Mensal

- Exercícios sobre deslocamento


2ºs Anos


1.9. Avaliação Mensal

- Exercícios sobre choques


3ºs Anos

MECAS 
 - Apresentação do Trabalho (Avaliação Mensal)

quinta-feira, 21 de março de 2013

2013 - Semana 08 (18/03 a 22/03)

1ºs Anos

1.10. Correção da Prova e Recuperação.

1.14. Deslocamento Escalar e Espaço Percorrido
- Chamada
- Revisão
- Atividade
- Conlusão (prof.)

2ºs Anos

1.10. Correção da Prova e Recuperação.

1.14. Exercícios
- Correção ex. p.28 (3 e 5)

3ºs Anos

MECAS - Potencial Elétrico
Outros 3ºs - Apresentação do Trabalho (Avaliação Mensal)



quarta-feira, 20 de março de 2013

2013 1BIM - Instruções do Trabalho em Grupo - Avaliação Mensal


1ºAno - Escalas de Tempo e Espaço do Universo

A avaliação mensal consiste em um trabalho dividido em partes.

  1. Uma pesquisa impressa de até 5 páginas sobre o tema.
  2. Um resumo manuscrito à caneta de até 2 páginas.
  3. Um breve seminário de no máximo 5min que pode ser feito presencialmente em sala na data agendada ou em vídeo de até 10min publicado no YouTube enviado um dia antes da data agendada.

O tema para o trabalho do 1º bimestre é Escalas de Tempo e Espaço do Universo. Assim sendo, o trabalho deverá elucidar e comparar dados científicos relacionados ao surgimento, expansão, idade e tamanho do universo, bem como seu fim.

O trabalho deve conter as seguintes informações:

  • Breve apresentação sobre o Tempo de Planck
  • Breve apresentação sobre o Comprimento de Planck
  • Explicação sobre a Teoria do Big Bang
  • Explicação sobre como se mede a idade e tamanho do universo atual
  • Explicação sobre as Teorias para o Fim do Universo
  • Conclusão
  • Bibliografia e Filmografia completa (com livros, sites, filmes e vídeos utilizados)

2ºAno - A Viagem à Lua

A avaliação mensal consiste em um trabalho dividido em partes.

  1. Uma pesquisa impressa de até 5 páginas sobre o tema.
  2. Um resumo manuscrito à caneta de até 2 páginas.
  3. Um breve seminário de no máximo 5min que pode ser feito presencialmente em sala na data agendada ou em vídeo de até 10min publicado no YouTube enviado um dia antes da data agendada.

O tema para o trabalho do 1º bimestre é a Viagem à Lua. Este trabalho deverá conter dados históricos e científicos sobre a Corrida Espacial até o homem finalmente por os pés na Lua. É essencial que se aplique os conceitos aprendidos até agora sobre Impulso e Quantidade de Movimento nas explicações.

O trabalho deve conter as seguintes informações:

  • Breve apresentação sobre a Corrida Espacial
  • Breve apresentação a Missão Apollo 11
  • Explicação sobre Impulso e Quantidade de Movimento
  • Explicação sobre o Teorema do Impulso e Conservação da Quantidade de Movimento
  • Explicação de como estes conceitos acima de aplicam ao movimento do foguete e do módulo lunar
  • Conclusão
  • Bibliografia e Filmografia completa (com livros, sites, filmes e vídeos utilizados)

3ºAno - Propulsão a Íons e Deep Space 1

A avaliação mensal consiste em um trabalho dividido em partes.

  1. Uma pesquisa impressa de até 5 páginas sobre o tema.
  2. Um resumo manuscrito à caneta de até 2 páginas.
  3. Um breve seminário de no máximo 5min que pode ser feito presencialmente em sala na data agendada ou em vídeo de até 10min publicado no YouTube enviado um dia antes da data agendada.

O tema para o trabalho do 1º bimestre é Propulsão a Íons (ou “Ion Drive”) e Deep Space 1, que é um projeto da NASA que utiliza este tipo de propulsão. Para os grupos que quiserem buscar mais tipos de “Propulsão Elétrica”, existe também a FEEP (Field Emission Electric Propulsion), mas ainda não existem muitos textos sobre, apesar de ser muito parecida com o “Ion Drive”.

O trabalho deve conter as seguintes informações:

  • Breve apresentação do “Ion Drive” (ou do FEEP).
  • Breve apresentação do projeto Deep Space 1.
  • Explicação sobre Cargas Elétricas, Íons, Campo Elétrico e Força Elétrica.
  • Explicação do funcionamento do “Ion Drive” (ou do FEEP).
  • Explicação dos objetivos do projeto Deep Space 1.
  • Conclusão
  • Bibliografia e Filmografia completa (com livros, sites, filmes e vídeos utilizados)

O prof. de Física (José Raphael) possui um vídeo sobre a Deep Space. Interessados entrar em contato.

domingo, 17 de março de 2013

2013 - Semana 07 (11/03 a 15/03)

1ºs Anos


1.12. Posição
- Chamada
- Revisão
- Atividade
- Conlusão (prof.)
- Tarefa ex. p.17 (1 e 3)

- Tarefa ex. p.17 (1 e 3)
1.13. Exercícios
- Correção ex. p.17 (1 e 3)
- Tarefa Preparatória Aula 1.14
     Pesquisa de 1p impressa sobre distância entre a Terra e a Lua e a distância percorrida por um foguete que viaja até a Lua + 1/2p de resumo manuscrito à caneta.


2ºs Anos

1.12. Exercícios
- Correção ex. p.25 (1 e 2)
- Tarefa Preparatória Aula1.13
    Pesquisa de 1p impressa sobre impactos de meteoros com a Terra + 1/2p de resumo manuscrito à caneta.

1.13. Choques
- Chamada
- Revisão
- Atividade
- Conclusão (prof.)
- Tarefa ex. p.28 (3 e 5)

3ºs Anos

1.7. Potencial Elétrico
- Apresentação do Prof.
- Chamada
- Atividade
- Conclusão (prof.)
- Tarefa ex. de Aplicação p.528 e 530

sexta-feira, 8 de março de 2013

2013 - Semana 06 (04/02 a 08/03)


1ºs Anos

1.9. Avaliação Mensal

1.11. Trajetória
- Chamada
- Revisão
- Atividade
- Conlusão (prof.)
- Tarefa Preparatória Aula 1.12
          Pesquisa de 1p impressa sobre medição da posição de corpos celestes + 1/2p de resumo manuscrito à caneta.

2ºs Anos

1.9. Avaliação Mensal

1.11. Conservação da Quantidade de Movimento
- Chamada
- Revisão
- Atividade
- Conclusão (prof.)
- Tarefa ex. p.25 (1 e 2).

3ºs Anos

extra. correção dos exercícios

domingo, 3 de março de 2013

2013 1º Ano 1BIM - Trajetória de Marte

      O movimento retrógrado aparente é o movimento de um corpo planetário em uma direção oposta ao de outros corpos de seu sistema conforme observado de um ponto de referência particular. Movimento direto ou movimento progressivo é o movimento na mesma direção dos outros corpos. Apesar dos termos direto e progressivo serem equivalentes neste contexto, o último é o termo tradicional em astronomia. Prograde (inglês, como antônimo de retrograde) foi visto primeiro em um resumo de um artigo profissional de astronomia, em 1963.
       Conforme vistos da Terra, todos os planetas parecem periodicamente mudar de direção conforme cruzam o céu. Apesar de todas as estrelas e planetas parecerem se mover do leste para oeste de uma noite para outra em resposta à rotação da Terra, os planetas externos geralmente se deslocam lentamente para leste em relação às estrelas. Este movimento é normal para os planetas e é considerado um movimento direto. Entretanto, como a Terra completa sua órbita em um período mais curto que os planetas exteriores à sua órbita, periodicamente eles são ultrapassados pela Terra, como um carro mais rápido em uma via expressa com várias faixas. Quando isto acontece, o planeta que está sendo ultrapassado irá parecer parar seu movimento para leste, e então irá se movimentar para oeste. Então, conforme a Terra passa pelo planeta em sua óribta, ele parecerá voltar a seu movimento normal para o leste.[4] Os planetas internos, Vênus e Mercúrio parecem se mover de forma retrógrada por um mecanismo semelhante, apesar de seus ciclos retrógrados estarem também conectados com suas conjunções com o Sol. O movimento retrógrado aparente é explicado pelo mesmo mecanismo dos planetas exteriores. Asteróides e objetos do Cinturão de Kuiper (incluindo Plutão) também apresentam movimento retrógrado aparente.
       Os astrônomos há muitos séculos descobriram que todos os planetas que possuem órbitas externas à órbita da Terra, em certa época do ano, recuam em sua trajetória, descrevendo um “laço” no céu e retomando depois o sentido anterior de sua trajetória. Os astrônomos perceberam, então, que durante esse período esses planetas descrevem um movimento retrógrado, mas, na verdade, esse movimento é um movimento aparente em razão das posições da Terra e do planeta.

O desenho da laçada que Marte faz no Céu Noturno

O desenho esquemático que explica a laçada

Fontes: Wikipédia (http://www.wikipedia.org/) e Brasil Escola (http://www.brasilescola.com)

sexta-feira, 1 de março de 2013

FAQ - Perguntas Frequentes

Olá pessoal, adicionei mais uma página ao blog, a do FAQ, da expressão em inglês:

Frequently Asked Questions

ou, literalmente: Perguntas Frequentemente Pedidas.

Este FAQ conterá as respostas às perguntas que meus alunos mais fazem ao acessar o blog..

A existência do FAQ exime o professor de ter que responder à perguntas individuais se a resposta para a mesma já estiver no FAQ, por isso, façam o favor de SEMPRE CONSULTAR O FAQ, antes de fazer alguma pergunta. Ok?

Como usar o FAQ?

Você pode clicar no link FAQ, acima, ou pode buscar diretamente na caixa procura (temporariamente em manutenção) do blog algum tema específico, se a pergunta/resposta estiver aqui, provavelmente este post irá aparecer e você pode tentar solucionar seu problema.

Seguem as perguntas e suas respostas:

*** FAQ ***


1. Onde está o conteúdo programático do ano?


       No conteúdo programático está todo conteúdo que será visto no ano, divido em aulas. Também fornece a informação das apostilas/livro que serão utilizados e os capítulos e páginas de cada conteúdo.

Acesse: Documentos 2013






2. Calendário. Quando serão as datas de eventos, reuniões, conselho, entrega de notas etc?

       Normalmente eu coloco um calendário com todas as datas para que o aluno tenha acesso. No ano passado algumas alterações foram feitas, e eu não consegui manter o calendário em dia. Neste ano aconselho que o aluno acesse o site do colégio, ou ligue na secretaria da escola

Acesse: http://bentoquirino.com.br/
Ligue: 3773-9019



3. Horário de funcionamento da escola. Quando posso ir à secretaria, tesouraria, coordenação etc?

       Pessoal, o horário de funcionamento dos setores da escola, não é de meu conhecimento. Favor entrar em contato no telefone acima.

4. Conteúdo da semana. Onde vejo o que foi dado ou pedido durante a semana?

       No blog o conteúdo ministrado e as atividades pedidas são todas postadas no blog por semana, sendo numeradas de 01 até (aproximadamente) 40 acompanhadas das datas de início e término da semana. Rolem o blog para ver as últimas semanas, elas certamente estarão logo abaixo. Se você deseja procurar semanas mais antigas, procure por data de início ou término da semana, use a pesquisa do blog ou os arquivos.



5. Entrega de atividades atrasadas. O que faço se eu não consegui entregar uma atividade na data?

       Leia o "parágrafo 9" do contrato pedagógico (apresentado à sala no início do ano e assinado pelo seu representante de classe):

"Não serão aceitas atividades atrasadas, visto que o volume solicitado pelo prof. e entregue pelos alunos será imenso. Salvo os alunos que trouxerem a atividade com atestado médico (para o dia correto) em mãos ou recado assinado pelos pais/responsáveis acompanhado de ligação telefônica para a escola para conversar com o prof. (Isso também vale para trabalhos, apresentações e provas)."

Acesse: Contrato Pedagógico

6. Faltas em provas/atividades. O que eu faço se faltar em dia de prova ou atividade?

       A resposta é a mesma da pergunta acima.

7. Boletins. Quando recebo, ou como faço para ver meu boletim ou notas no site?

       Pessoal, normalmente é só acessar a área do aluno no site (link pergunta 2) e entrar com login e senha. Se você está tendo problemas para acessar, entre em contato com a secretaria (telefone pergunta 2).

8. Capa, folha de rosto, bibliografia, contracapa etc. nos trabalhos. Preciso fazer capa (etc) para seus trabalhos?

       Normalmente NÃO. Só se eu EXPLICITAMENTE PEDIR, nas instruções entregues/comunicadas aos alunos.

9. Problemas de visualização do blog. Não consigo visualizar (imagens, vídeos, app's etc).

       Tente mudar o "zoom" do navegador ou abrir em outro navegador. Acredito que a página é otimizada para o Google Chrome na resolução mínima de 1024x768 (ou 1024x600, em telas wide), se for necessário, mude a resolução do monitor (com a autorização de seus pais, ou responsáveis pelo PC). Se nada disso resolver, entre em contato comigo urgentemente pelo FALE COMIGO.

10. Folhas ou páginas? Você pediu um trabalho de X páginas, é só frente, ou frente e verso?

       Pessoal, uma página é só a frente OU o verso de uma folha. A folha é composta de duas páginas. Se eu peço UMA PÁGINA, estou querendo apenas a frente, ou seja, apenas METADE DE UMA FOLHA.

11. Impressoras. Professor, deu um problema na minha impressora, não consegui imprimir etc, posso entregar o trabalho depois?

       Não. Eu normalmente peço as tarefas de casa com no mínimo um dia de antecedência. Se ocorreu um problema urgente na impressora, mande para um amigo por e-mail, corra até uma lan-house, dê um jeito. Vocês tem que aprender a "se virar" nos momentos em que as coisas dão errado. Não vou aceitar isso como desculpa.

12. Trabalhos digitais. Professor, posso enviar o trabalho no seu e-mail?

       Não. Se eu pedi o trabalho impresso, eu quero impresso. Nunca envie o trabalho para meu e-mail (se você já o possui) e nunca jamais envie para o fale comigo. É inaceitável. Sei que hoje se fala muito sobre sustentabilidade, mas acredito que minha contribuição é mínima para o desmatamento. Aliás, o fato de vocês escolherem folhas de papel de empresas que são consideradas verdes vai do cuidado de vocês.
       Existirão sim, trabalhos que deverão ser feitos e entregues no meio virtual, mas só quando forem explicitamente solicitados pelo professor.

13. Dúvidas em exercícios. Professor não estou conseguindo fazer o exercício X, pode me ajudar?

       Lógico! É para isso que serve este contato! É o que eu mais quero que vocês façam aqui, usar para tirar dúvidas, mas atenção: observem bem em que data e horário vocês entram em contato! Se enviarem dúvidas de última hora não garanto que eu consiga ler e responder. Enviem com antecedência e de preferência no período vespertino (tarde).

*** SUA PERGUNTA NÃO FOI RESPONDIDA? ***

Entre em contato pelo FALE COMIGO.

2013 - Semana 05 (25/02 a 01/03)


1ºs Anos

1.7. Movimento e Repouso (p.11)
- Chamada
- Revisão
- Atividade
- Conlusão (prof.)
- Tarefa ex. p.11 "pense rápido" p.13 (5 e 7)

1.8. Exercícios
- Correção ex. p.11 "pense rápido" p.13 (5 e 7)
- Tarefa de Revisão ex. p.8 e 9 (testes)

2ºs Anos

1.7. Teorema do Impulso
- Chamada
- Revisão
- Atividade
- Conclusão (prof.)
- Tarefa ex. p.29 (1 e 3), p.30 (6 e 7)

1.8. Exercícios
- Correção ex. p.29 (1 e 3), p30 (6 e 7)
- Tarefa Preparatória Aula1.11
    Pesquisa de 1p impressa sobre os estágios de separação de um foguete + 1/2p de resumo manuscrito à caneta.

3ºs Anos

1.6. Campo Elétrico
- Apresentação do Prof.
- Chamada
- Atividade
- Conclusão (prof.)
- Tarefa ex. de Aplicação p.518 e 520