domingo, 27 de janeiro de 2013

Contrato Pedagógico - Física - 2013 - Versão Final

Alunos, segue o contrato pedagógico proposto pelo professor para análise. Tendo tido conhecimento deste blog em sala de aula, e informados sobre este post, os alunos tem um prazo de uma semana para apresentar uma contra proposta caso não concordem com os itens ou caso queiram adicionar algum. Para comunicar ao professor itens a serem discutidos, entrar em contato pelo FALE COMIGO (link acima). Terminado o prazo, um documento individual para cada turma será impresso, lido em voz alta em sala e assinado pelo professor e por mais dois alunos como representantes. Segue o contrato:


***

Colégio Politécnico Bento Quirino - Unidade III Contrato Pedagógico - Física - 2013
  1. Menos aulas expositivas, isto é, os alunos é que serão os protagonistas do processo de aprendizagem. As aulas terão foco na Descoberta da Física e não no Ensino da Física.
  2. Bimestres por Tópicos. Independente do Plano de Ensino, cada bimestre terá um tópico mestre para delinear as atividades. Todos os conceitos surgirão dentro deste tópico, proporcionando um processo mais transversal da aprendizagem.
  3. Teremos apenas uma prova escrita por bimestre, e será surpresa, para obrigar os alunos a estudarem todos os dias.
  4. Teremos uma avaliação mensal que sempre será um projeto em grupo. Que pode ser (ou não) desenvolvido ao longo do ano.
  5. Teremos mini-atividades todas as aulas/semanas, com o intuito de substituir as listas de exercício antigas e contribuir para a nota de participação.
  6. Sobre a nota de participação, ela se iniciará no ZERO e terá o máximo de DEZ. Então, o aluno TEM que participar, ou sua nota será nula.
  7. Teremos uma nota (separada da participação) para o comportamento, que começa no DEZ e pode descer até ZERO. Para toda e qualquer chamada de atenção, ou seja, sempre que o professor tiver que interromper a aula para chamar a atenção de um aluno que esteja infringindo alguma regra pré-estabelecida de boa conduta em sala, o aluno recebe um ponto negativo.
  8. A nota de comportamento é transportada de um bimestre para outro, isto significa que, se um aluno fecha um bimestre com uma nota 6 de comportamento, iniciará o novo bimestre com a nota 6. Porém, esta não é uma nota que apenas diminui: o aluno pode melhorar sua nota fazendo "boas ações" em sala como, contribuir para a limpeza, ajudar alunos e professores etc.
  9. Não serão aceitas atividades atrasadas, visto que o volume solicitado pelo prof. e entregue pelos alunos será imenso. Salvo os alunos que trouxerem a atividade com atestado médico (para o dia correto) em mãos ou recado assinado pelos pais/responsáveis acompanhado de ligação telefônica para a escola para conversar com o prof. (Isso também vale para trabalhos, apresentações e provas).
  10. Atividades mal feitas não serão pontuadas, isso inclui: atividades que não seguem as normas solicitadas, incompletas, amassadas, com muitas dobras, sujas, desorganizadas, rasgadas, com rebarbas, sem identificação, com caligrafia ruim, conteúdos desconexos, exercícios sem a resolução (só as respostas) ou qualquer outro problema em que seja justo desconsiderar a pontuação.
  11. Durante a chamada os alunos tem que limpar a sala. Após a chamada o prof. correrá a sala em revista. Se mais que um pequeno punhado de sujeira for encontrado, a sala inteira toma um ponto negativo de comportamento.
  12. Qualquer caso omisso neste contrato será avaliado pelo professor junto à coordenação pedagógica.


***

2 comentários:

  1. Zé sou do segundo ano e passo aqui para lhe dar uma sugestão.
    Na minha opnião vc deveria passar umas atividades no blog ao inves de passar pesquisa ou exercicio para entregar.Pois alem de ajudar a natureza economizando folhas, poupa-lhe tempo e não nos faz gastar tinta para impressão.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que se gasta muita folha ultimamente. Mas eu preciso que vcs escrevam, manuscrito, à caneta, aprende a parar de rasurar, a fazer algo bonito, bem feito, sem amassados, bem apresentado, com bela caligrafia, quando eu sentir que meus alunos já estão neste nível, eu abandono o meio físico e fico só no digital, por enquanto, tenho que insistir e recuperar o trabalho que não foi muito bem feito no passado. Sou entusiasta da tecnologia, mas acho que vcs ficam muito tempo no celular, internet, redes sociais o dia inteiro... De certo modo é bom a escola se modernizar, mas é bom que a educação seja uma válvula de escape também, onde vcs podem interagir com o mundo de uma maneira mais tradicional. ABS!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua dúvida ou comentário. Responderei assim que puder. Ou, algum colega pode responder sua dúvida por mim. Utilize esse espaço com respeito e ele será útil e agradável a todos!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.