domingo, 26 de fevereiro de 2012

3ºAno - Aula 1.6 - Virtual - Campo Elétrico

Bom dia! Na nossa aula virtual de hoje estudaremos o campo elétrico criado por uma (ou mais) carga(s) puntiforme(s). Siga as instruções abaixo:

1. Acesse o applet de Física abaixo e brinque com ele um pouco (5min) para entender seu funcionamento.
(Dica: logo que iniciar o applet movimente o mouse (a carga fixa) sobre a grade (sem clicar) e observe o giro dos vetores)

Campos Elétricos e Forças

Mapa das Funções (Tradução) do Applet

Acesse aqui o formulário para iniciar a atividade.

2. Coloque uma carga positiva fixa bem no centro da grade vetorial e observe. (ao finalizar aperte RESET)

3. Coloque uma carga negativa fixa bem no centro da grade vetorial e observe. (ao finalizar aperte RESET)

4. Coloque uma carga positiva fixa bem no centro da grade vetorial e agora coloque uma carga de teste positiva próxima a ela. Aperte PLAY e observe o que acontece.

5. Coloque uma carga positiva fixa bem no centro da grade vetorial e agora coloque uma carga de teste negativa próxima a ela. Aperte PLAY e observe o que acontece.

1ºAno - Aula 1.7 - Virtual - Movimento e Repouso

Bom dia! Hoje vamos estudar repouso e movimento. Siga as instruções:

1. Brinque um pouco (5min)  com o applet abaixo para entender como ele funciona.

Levando o Barco até a Ilha

Imagem Explicativa (Tradução) das Funções do Jogo.
Você pode aumentar ou diminuir os vetores (setas) diretamente com o mouse (clicando e arrastando) ou você pode alterar os valores de velocidade e ângulo nos campos à direita. Obs. Você só pode alterar a velocidade da água e do barco (motor).

2. Fazer o Barco ficar em:
  • MOVIMENTO em relação à ILHA.
  • REPOUSO em relação à ÁGUA.
3. Fazer o Barco ficar em:
  • MOVIMENTO em relação à ÁGUA.
  • REPOUSO em relação à ILHA.
Agora acesse aqui o formulário, para iniciar a atividade.

4. Observe as imagens abaixo:

Figura 1

Figura 2

Figura 3

5. Observe os GIFs animados abaixo:

GIF 1

GIF 2

GIF 3

GIF 4

GIF 5

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Nota de Comportamento e Participação

Olá, queridos alunos!

Seguem (finalmente) as regras para nota de comportamento e participação no ano letivo de 2012. Leiam o documento abaixo com atenção e para qualquer dúvida/comentário/sugestão deixem um comentário neste post ou entre em contato pelo link "Fale Comigo". Um ótimo fim de semana a todos!

Nota de Comportamento e Participação

Também disponível seguindo o caminho:
Documentos Impotantes > 2012 > Nota de Comportamento e Participação

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

2012 - Semana 04

1°s Anos

Aula de Exercícios e Dúvidas - Atividades: págs. 4 e 8.
Para Casa: fazer exercícios das págs. 8, 9 e 10.

3°s Anos
Não houve aula.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

2012 - Semana 03

1ºs Anos

Aula 1.5 (Quadra)
Atividade 3
- Duplas/Trios
- Apenas 1 caderno por grupo
- Um aluno anotando perguntas, dados e respostas
- Um aluno participando das dinâmicas
- 1 Cronômetro
- Seguir orientações do professor durante a dinâmica

Verificar se o tamanho do “corpo” interfere na análise/resolução dos problemas a seguir:
1) Uma pessoa...
  a) Atravessando o túnel *
  b) Entrando no elevador
2) Um carro (juntar 6 alunos)...
  a) Atravessando o túnel *
  b) Estacionando *
3) Um trem (juntar por volta de 20 alunos em fila)
  a) Atravessando o túnel *
  b) Experimento Imaginário: Indo até São Paulo - Calcule o tempo que o trem do item (a) demoraria para fazer este trajeto.
4) Considerando os conceitos de Ponto Material e Corpo Extenso, escreva uma conclusão envolvendo todos os corpos e situações acima.
  (*) 1 aluno cronometra e outro conta os passos. Calcular a velocidade em m/s.
  Obs1: 1 passo = 50cm
  Obs2: Distância CPS/SP ≅ 106km

Aula 1.6
Apostila 1 - págs. 10 teoria e 11 - ex. 2
+ continuação da Atividade 3
+ algumas salas fizeram também ex. 1 e outras atividades.

3ºs Anos

Aula 1.3 (Exercícios)
+ Apresentação da Tarefa 1 / Entrega Atividade 2 (Virtual)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Abandonando o Grupo do Face...

Queridos alunos, segue uma mensagem que deixei no grupo da Física do Facebook. Para os participantes ou interessados...
***
Olá pessoal. LEIAM COM ATENÇÃO ESTA MENSAGEM:

Como alguns de vcs já sabem, estou me afastando do facebook. Ele foi ótimo até o início de 2011, mas depois passei a me decepcionar. Juntamente a isso, eu sempre quis centralizar as informações relativas à Física, e apesar deste grupo ser interessante para entrar em contato, acaba ficando confuso já que tem aluno que escreve aqui, aluno que manda msg, aluno que posta no muro, aluno que menciona no tw, aluno que manda e-mail etc.

Finalmente tomei a decisão de EU MESMO, dentro em breve SAIR DESTE GRUPO, já que não encontrei opção para apagá-lo. Então, se ele continuar ativo, vai ser apenas de vocês. Aí fica quem quiser e eu José Raphael Daher não serei mais responsável pelo que é postado aqui no Grupo Poli-Bentinho Física do Facebook a partir da data que eu abandoná-lo. Estou fazendo isso pois daqui para frente eu tenho um e-mail específico para receber trabalhos dos alunos e tenho um formulário no blog para quem quiser entrar em contato. É só acessar o blog http://polibentinhofisica.blogspot.com/ e clicar em FALE COMIGO.

Sei que alguns vão ficar chateados, mas é que para facilitar o meu trabalho eu só vou entrar em contato com os alunos para falar sobre dúvidas/ativides neste e-mail novo (que estou passando apenas em sala de aula) e neste contato do blog, para CENTRALIZAR a via de informação. ENTÃO: Não vou mais atender a NENHUMA solicitação feita fora dessas vias (e-mail específico e fale comigo do blog). Mesmo porque não estou mais checando o face com frequência (1 vez por semana no máximo) e não recebo mais notificações nem do face, nem do twitter muito menos pelo orkut.

É claro que toda regra tem exceção: caso esteja sendo desenvolvido algum projeto, como semana de estudos, por exemplo, abro outras vias de contato para facilitar e agilizar a comunicação. Agradeço a todos que utilizaram tão bem este grupo! Abraços e Beijos! t+
***

Então é isso gente, dentro em breve vou abandonar o Grupo do Face e assim o link para ele acima vai desaparecer também. Qualquer aluno (ou ex-aluno, ou outro internauta interessado) que precisar se comunicar comigo siga as seguintes instruções:


1. FALE COMIGO: para dúvidas, sugestões, comentários relacionados à Física e ao Colégio Poli-Bentinho.
2. E-MAIL (passado em sala): para entrega de atividades solicitadas.


Tendo qualquer dúvida, deixe comentários, estou à disposição.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

2012 - Semana 02

1ºs Anos

Aula 1.3 (Virtual)
       Na aula 1.3 viu-se os conteúdos de grandezas físicas, unidades e notação científica, com fotos e vídeos, seguidos de um formulário com uma atividade para resolver. Para acessar esta aula clique aqui.

Aula 1.4
       Nesta aula foram feitos alguns exercícios da apostila Dom Bosco em sala: página 8, exercícios 1 (a e b) e 2 (a e b). Atenção, os exercícios podem ter variado levemente entre as turmas.

3ºs Anos

Aula 1.2 (Virtual)
       Nesta aula introduziu-se o conceito da Lei de Coulomb para a Força Elétrica. Utilizou-se um applet que simula a força entre duas cargas e desenvolveu-se uma atividade para ser entregue na semana que vem (em meio físico ou eletrônico). Para acessar esta aula clique aqui.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

1ºAno - Aula 1.3 - Virtual - Grandezas físicas, unidades e notação científica

Bom dia, queridos alunos, leiam e observem bem o conteúdo abaixo e sigam as instruções desta aula virtual. Para qualquer dúvida, é só me chamar.


Grandezas e Unidades

Quanto vale o comprimento da Muralha da China?

Quanto mede a massa da Baleia Azul?

Quanto tempo vive uma pessoa?

Quanto vale a corrente em um choque elétrico?

Quanto mede a temperatura do Sol?

Qual é a Quantidade de Matéria em um copo de água?

Quanto vale a Intensidade Luminosa de uma fogueira?

Para cada uma dessas perguntas há uma resposta que está relacionada a uma outra pergunta: "Usando qual unidade de medida?".

Nestas 7 imagens acima se encontram perguntas sobre as 7 Grandezas Fundamentais que estão relacionadas na tabela a seguir:



Potências de 10




Vídeo 1: Do médio para o gigantesco...


Vídeo 2: ...e do médio para o microscópico.

Agora acesse o formulário para fazer uma atividade (individualmente, em dupla ou trio).

3ºAno - Aula 1.2 - Virtual - Força Elétrica

Comecemos nossa aula de hoje com um applet, um experimento virtual em Java.

Acessem o link a seguir, baixem o aplicativo e executem-no.

Lei de Coulomb

Brinquem um pouco com o programa, por uns 5min, para se familiarizar com seu funcionamento, prendendo sua atenção em algumas funções como:

1. Posição X e Y de cada carga no plano cartesiano.
2. O tamanho da seta de força de repulsão e o valor que aparece logo abaixo da carga.
3. O valor de cada carga, determinado pela barra na parte de baixo.
4. Botão de adicionar partícula, no canto inferior direito.

Atividade 2

1) Posicione a partícula verde na posição mais próxima do (0,0) e a partícula vermelha numa posição inicial de aproximadamente (0,3 ,0). Assim a distância entre as partículas será de 0,3m. E a força, aproximadamente 10 (por enquanto não se preocupe com a unidade de força). Você obterá algo parecido com a figura abaixo.


2) Afaste a partícula vermelha em posições sucessivas (sempre mantendo-a sempre sobre a linha pontilhada), sempre anotando numa tabela os valores de distância e força, como no exemplo abaixo. Dica: a tabela pode ser feita diretamente no Excel. Compare o tamanho das setas com o valor da força anotada na tabela e analise o que acontece com a força à medida que as partículas ficam distantes.

3) Faça isso para no mínimo 5 posições distintas da bolinha vermelha e monte um gráfico. Se você está utilizando o Excel, pode montar um gráfico nele mesmo (se não sabe como, peça ajuda ao professor). Agora analise o gráfico:

  • Que tipo de curva ele formou?
  • Qual tipo de função se aplica a este gráfico?
  • Qual é a relação da curva com os valores anotados e os tamanhos das setas no programa?

4) Faça outros testes, com valores de cargas diferentes e siga o mesmo procedimento (da tabela e gráfico). Escreva uma conclusão geral do experimento e tente desenvolver uma fórmula matemática que determine a força entre duas cargas.

5) Agora busque, no livro e/ou na Internet sobre a "Lei de Coulomb" e compare-a com suas conclusões.

6) Feita essa comparação, responda: qual grandeza física estaria faltando nesse programa para descrever perfeitamente a Força Elétrica?

ATENÇÃO:

  • Se a atividade for feita toda no caderno, fazer em folha separada e entregar ao professor.
  • Se a atividade for feita toda eletronicamente, digitar todas suas respostas em um documento word (ou num documento do Google docs, se souber/puder utilizar), incluindo as tabelas e gráficos.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

2012 - Semana 01

Pessoal, como dito em sala, vou sempre colocar um resumo do que foi dado em sala para os alunos que desejam revisar ou para aqueles que perderam aulas.

1ºs Anos


Aulas 1.1 e 1.2


Atividade 1

1) Escolha um dos itens abaixo e, com suas palavras, ideias, criatividade e conhecimento, tente explicar seu funcionamento.

  • telefone celular
  • nintendo 3ds (tela 3d)
  • i pad / ipod touch (tablets)
  • nintendo wiimote
  • kinect
  • nintendo balance board
  • ps move
  • mouse
  • Internet
  • televisão
  • rádio
  • ou mais antigo como: discos de vinil, k7, vhs, dvd, cd...
2) Descreva seu dia em 10 etapas e relacione cada uma delas a um fenômeno físico.

3) Qual é a invenção mais importante da história da humanidade? Por quê?

Tarefa 1 para Semana 02 (datas específicas para cada turma) - individual.
caso todos consigam comprar as apostilas a tempo:
Ler págs. 1 (capa), 2 e 3.
Fazer ex. 1, 2 e 3 da p.4.

Tarefa 2 para Semana 03 (datas específicas para cada turma) - duplas ou trios.
Assistir um dos filmes relacionados abaixo e escrever 10 passagens que tenham algum fenômeno, fórmulas ou tecnologias relacionadas à Física.
  • 2001: Uma Odisseia no Espaço
  • Sonhos (de Kurosawa)
  • Apollo 13
  • Contato
  • Gênio Indomável
  • Quem Somos Nós?
  • E.T.
  • Matrix
  • De volta para o futruro
  • Homem-Aranha

3ºs Anos

Aula 1.1

Atividade 1 (com experimento em sala)

Descreva o que aconteceu em cada experimento abaixo e tente explicar com suas palavras o que aconteceu.

1) Experimento 1 - O tubo da caneta (1) é atritado com a flanela e ao aproximar da caneta (2) pendurada ela gira buscando se aproximar da caneta (1).
2) Experimento 2 - Os dois tubos são atritados com a flanela, e ao aproximar as canetas a que está pendurada (2) gira de modo a se afastar da outra caneta (1).
3) Experimento 3 - Retorna-se a caneta (2) ao seu estado original esfregando-a com as mãos. Uma corrente de metal (3) é atritada com a flanela e aproximada da caneta pendurada (2), e nada acontece.

Tarefa 1 para Semana 02 (datas específicas para cada turma) - individual.
Ler págs. 498 a 501, 502 e 503, 506
Fazer ex. V1 a V5, págs. 501 e 502,

Tarefa 2 para Semana 03 (datas específicas para cada turma) - duplas ou trios.
Trazer para sala ou filmar com o celular algum experimento de eletrização.

Bom fim de semana a todos!