quarta-feira, 13 de abril de 2011

3°s Anos - Dúvida Ex. 732

Pessoal, mais um por hoje, segue a resolução do ex. 732 (Pedido de Carol R.)


Ok, gente?

Tá bom por hoje, né?

Boa noite a todos!

3°s Anos - Dúvida Ex. 734

Segue a resolução do exercício. A parte B está em imagem, por se tratar de fórmulas, mas a resolução em texto segue abaixo caso não consiga visualizar a imagem. (Pedido de Karin S.)



734 Rsolução:
a) Pois ao tocar as esferas as cargas serão compartilhadas, as positivas em excesso neutraliam as negativas (ou vice-versa) de maneira que restam apnas cargas de mesmo sinal nas duas esferas.
b) antes do contato q1 = -3.q2 (pois uma é 3 vezes o valor da outra e o sinal é oposto, mas não precisamos do sinal na fórmula, ok?)
depois do contato: Q total = q1 + q2 = -3.q2  + q2 = -2q2
depois da separação novas Q1 = Q2 = -q2 (cada uma, pois divide-se a carga total igualmente)

> cálculo das gargas com a força depois do conato: (mas tb pode ser calculado com a força de antes do contato, só tem que ter atenção às cargas) como é mais fácil com os valores posterioes...
F = k0.Q1.Q2/d^2 (^2 significa AO QUADRADO, ok?, ^x significa ELEVADO A X, dá pra entender a ideia? é que não tenho como fazer sobrescrito aqui ;P)
9.10^-5 = 9.10^9 . q2 . q2 / (4.10^-2)^2 (cortamos o 9 com o 9, dos dois lados do igual e o q2 fica ao quadrado)
10^-5 = 10^9 . q2^2 / 16.10^-4 (agora isolo o q2^2, passando o 10^9 dividindo e 16.10^-4 multiplicando)
q2^2 = 16.10^-4 . 10^-5 / 10^9
q2^2 = 16.10^-18 (pois os expoente ficam - 5 - 4 - 9 = -18, certo?)
q2 = RAIZ QUADRADA [16 . 10^-18] (tiramos raiz de 16 que é 4 e de 10^-18 que é 10^-9, pois raiz quadrada de potência, divide-se o expoente por 2: -18/2 = -9)
q2 = 4.10^-9 C
Então:
Antes do contato:
q1 = -3.q2 = 12.10^-9 C ou 1,2.10^-8 C
q2 = 4.10^-9 C
Depos do contato:
Q1= Q2 = -q2 = -4.10^-9 C

Ok, gente?

Grande abraço. até mais...

domingo, 10 de abril de 2011

Entrevista com Isaac Asimov em 1988 - O Computador e a Educação

Alunos, recomendo que vejam esta entrevista com um dos meus autores preferidos, Isaac Asimov, o criador de "Eu, Robô", "Viagem Fantástica" e centenas de obras sobre ciência em geral. Aqui ele fala muito pertinentemente sobre educação. Fala sobre VOCÊS, meus alunos. Assistam. (Se a legenda não aparecer, cliquem no botão CC do player e escolham PORTUGUÊS).



http://www.youtube.com/watch?v=CI5NKP1y6Ng

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Recado sobre atividades perdidas por falta

Gente, eu fico muito contente quando os alunos utilizam este meio de comunicação par tirar dúvidas, divulgar e discutir curiosidades, etc.

Porém é um meio muito ruim e problemático para resolver problemas como perda de prova/atividade. Para este tipo de situação, saibam (como escrevi no documento que vos entreguei no início do ano) que o prazo para me entregar uma atividade perdida por falta é de uma semana com juntificativa/atestado em mãos.

Procurem-me pessoalmente para este tipo de coisa, certo? Para evitar cofusões.
 
Um bom fim de semana a todos!

Prof. Zé

Qual a finalidade dos outros planetas no nosso sistema solar?


Qual a finalidade dos outros planetas no nosso sistema solar, eles influenciam de alguma forma a vida na terra?
(Pergunta da Nagela - 3° Farmácia, pelo Orkut)

Ótima pergunta, Nagela...

Bom, essa é uma questão que pode ter duas respostas diferentes. Uma da astroNOMIA e outra da astroLOGIA.

A resposta da astronomia, que é uma ciência, hoje uma parte da física, mas na verdade praticamente é a mãe da física, é que a única influência que estes planetas tem sobre nós é sua gravidade, que é extremamente baixa. Teoricamente, as coisas não mudariam muito para nós se Vênus, Marte e Saturno não existissem, talvez uma pequena mudança na rotação do planeta e sua posição em relação ao sol. Se formos fazer uma análise mais profunda, é provável que sua posição seja "coincidentemente" tal que permite que a Terra esteja sob influências gravitacionais perfeitas para a existência da vida, pois por alguns quilômetros de distância a vida na Terra já não poderia existir, se ela estivesse mais próxima ou mais distante do sol, ficando muito quente ou muito gélida para poder gerar e sustentar a vida. Mas isso é uma ideia minha, eu acho.

Já a astrologia, que pode ser considerada uma "arte" não uma ciência relaciona os planetas com "arquétipos", tendências psicológicas que, por enquanto, pouco tem a ver com a influência gravitacional que pode ser detectada fisicamente. Então, apesar do horóscopo muitas vezes dizer muito sobre nossa personalidade ou até sobre nosso futuro, os cientistas repudiam essa relação alegando que tudo que se fala em horóscopo é muito genérico e se aplica a quase todo mundo, o que de certa forma, é verdade.

É isso,

Espero ter ajudado...

Obs: Saturno, dos anéis é MUITO maior que a Terra e Vênus...