terça-feira, 21 de junho de 2011

DELTA Fi: Desafios da Física - Primeiras Impressões e Regras

(Pessoal, o texto ficou "meio" grandinho, mas peço aos interessados a paciência de ler, comentar e participar do primeiro teste, para que a gente consiga fazer a coisa funcionar, valeu!)

Olá, queridos alunos, venho comunicar oficialmente a ideia de colocar desafios de Física na Internet para que os alunos respondam e possam ganhar pontinhos que vão se somar à suas notas. Resolvi fazer isso para que os alunos que estão em minhas redes sociais recebessem um privilégio por delas participar e para arrebanhar mais gente para as redes, de maneira que todo mundo acabe utilizando-as e acabe se acostumando a acessar o blog, baixar os documentos, tirar dúvidas etc. Ainda mais agora, que pretendo também preparar minhas aulas pelo blog para aplicá-las na sala de informática. São tantas ideias que mal consegui dar uma descansada agora durante a tarde.

Vou deixar aqui algumas regras, que ainda não são definitivas, mesmo porque ainda não dá para aplicar, já que estamos no fim do semestre, e por que ainda não sei direito como vai funcionar a mecânica que pensei. Por isso, gostaria muito que lessem e deixassem sugestões. Vou deixar aqui também, no fim, um primeiro desafio TESTE, sem valer pontos, apenas para ver como virão as respostas, e se há como utilizar alguns recursos que estou pensando. Lá vai:

1. O nome dos desafios é DELTA Fi - Desafios da Física.
2. Os desafios serão sempre postados no blog - polibentinhofisica.blogspot.com - uma vez por semana.
3. Serão UM desafio para cada ano de curso (1º, 2º e 3º ensino médio), cada um com um post próprio.
4. Após postados, os desafios serão publicados também nas redes sociais das quais faço parte: Orkut, Facebook e Twitter.
5. Os alunos só podem postar respostas para o desafio de SEU ano de curso.
6.a. Só serão válidas as respostas que aparecerem no blog - polibentinhofisica - na forma de comentários ao post referente ao seu ano.
6.b. As respostas só serão consideradas válidas se cumprirem a quantidade de caracteres pedidos no desafio.
7. Respostas colocadas em posts errados estão automaticamente anuladas.
8. Qualquer aluno pode postar respostas, mesmo que não esteja inscrito no blog, que não tenha uma OpenID ou nem mesmo seja um usuário Google.
9. Todos os alunos participantes devem terminar sua resposta colocando NOME SOBRENOME, Nº, TURMA e UNIDADE em que estuda. A falta dessas informações pode vir a anular a resposta se o aluno não puder ser identificado.
10. O primeiro DELTA Fi do mês sempre será desenvolvido por mim.
11. A premiação é feita na forma de PONTOS EXTRAS nas avaliações.
12. A pontuação é a seguinte:
      1,50 - para o aluno que vencer o desafio dando a resposta mais correta/completa.
      1,00 - para o primeiro aluno a dar uma resposta.
      0,50 - para todo e qualquer aluno que dê uma resposta após a primeira.
13. Pontuações especiais
      1,25 - para a resposta mais "querida" - mais retwitada, gostada (fb ou ork). *
      0,75 - para o desafio de aluno mais "querido" - mais retwitado, gostado (fb ou ork) do mês.
      0,25 - para aqueles que retwittarem ou gostarem (fb ou ork) do desafio/resposta. **
14. Pontuação para desafiantes
      2,00 - para o desenvolvedor do desafio se ninguém conseguir achar a solução.
      1,00 - para o desenvolvedor do desafio se alguém achar solução.
15. Os desafios/respostas só poderão fazer parte da pontuação se forem publicadas por mim nas redes sociais.
16. O aluno se torna um desafiante ao vencer um DELTA Fi. E terá 5 dias para desenvolver um desafio e me apresentar, ou perde a oportunidade. O desafio, para ser postado, tem que passar pelo meu crivo. A regra é válida para o próximo vencedor e assim vai, até que o mês se acabe.
17. Se o aluno vencedor abrir mão da chance de desenvolver um desafio, o aluno que postou a primeira resposta pode fazê-lo, e terá um prazo de 5 dias a partir do dia que o vencedor desistiu para me apresentar seu desafio.
18. Após publicado o desafio se encerra no prazo de uma semana (7 dias) a partir da data e horário da postagem. Se ninguém se manifestar, o desafio é anulado e a solução será postada no blog.
19. Então se dá início a um novo DELTA Fi.

* Problemas: não sei ainda como poderia fazer de uma forma mais simples para que os alunos manifestem que gostaram de determinada resposta, pois os comentários do blog não permitem isso diretamente, e eu teria que postar TODAS as respostas em TODAS as 3 redes. Isso seria complicado, mas a ideia fica, para que a gente pense em como realizar. Estou aberto a sugestões.

** No tw e ork ainda não tive a oportuniadade de saber se aparecem TODOS aqueles que retw ou gostaram. Por isso peço que vários retwitem este post e gostem no orkut para que eu sabia se é possível listar todos os alunos. No facebook eu sei que dá pra listar.

DELTA Fi - BETA - 00 - Válido para Qualquer Ano

Este é o primeiro desafio que vou deixar aqui, ELE NÃO VALE PONTOS, é só para testar a mecânica do jogo. Mas quem sabe eu consiga premiar alguns se a coisa funcionar muito bem e se o apoio de vocês for construtivo.

Demonstre como é possível chegar à função V = Vo + at (Vovó Adora Torta) a partir da função S = So + Vot + (at^2)/2 (Sorvetão). Resposta mínima: 300 caracteres.

Bom pessoal, mãos à obra! Quanto mais vocês me ajudarem, mais fácil ficará para que eu aplique estes desafios e mais cedo eles estarão no ar! Um grande abraço à todos, para quem eu não vir mais, ÓTIMAS FÉRIAS e até mais!

2 comentários:

  1. Marcelo Felippe Júnior Nº26 2ºIFB Unidade III

    Partindo de:
    Vm = ΔS/Δt = (v + vo)/2
    2ΔS = Δt(v + vo)

    multiplicando os dois lados por a = Δv/Δt

    2aΔS = Δt(v + vo)Δv/Δt
    2aΔS = (v + vo)Δv
    2aΔS = (v + vo)(v - vo)
    2aΔS = v² - vo²

    chegamos à equação de torricelli, o que confirma que a afirmação é verdadeira.

    Bom professor, não consegui chegar aos 300 caracteres requeridos, pois bem, espero que seje isso a idéia do DELTA Fi e do exercício...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela tentativa, Marcelo, mas não é esta a solução. Mas como um teste, está valendo, ótima maneira de se expressar, é asism mesmo que espero as respostas. Não se preocupe quanto aos caracteres, é só uma maneira de evitar da pessoa coloca, tipo, "V" e achar que conta como uma resposta. Vou aguardar até terça, para fazer o test drive direito. ABS! E aguardamos novas tentativas!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua dúvida ou comentário. Responderei assim que puder. Ou, algum colega pode responder sua dúvida por mim. Utilize esse espaço com respeito e ele será útil e agradável a todos!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.