quinta-feira, 7 de abril de 2011

Qual a finalidade dos outros planetas no nosso sistema solar?


Qual a finalidade dos outros planetas no nosso sistema solar, eles influenciam de alguma forma a vida na terra?
(Pergunta da Nagela - 3° Farmácia, pelo Orkut)

Ótima pergunta, Nagela...

Bom, essa é uma questão que pode ter duas respostas diferentes. Uma da astroNOMIA e outra da astroLOGIA.

A resposta da astronomia, que é uma ciência, hoje uma parte da física, mas na verdade praticamente é a mãe da física, é que a única influência que estes planetas tem sobre nós é sua gravidade, que é extremamente baixa. Teoricamente, as coisas não mudariam muito para nós se Vênus, Marte e Saturno não existissem, talvez uma pequena mudança na rotação do planeta e sua posição em relação ao sol. Se formos fazer uma análise mais profunda, é provável que sua posição seja "coincidentemente" tal que permite que a Terra esteja sob influências gravitacionais perfeitas para a existência da vida, pois por alguns quilômetros de distância a vida na Terra já não poderia existir, se ela estivesse mais próxima ou mais distante do sol, ficando muito quente ou muito gélida para poder gerar e sustentar a vida. Mas isso é uma ideia minha, eu acho.

Já a astrologia, que pode ser considerada uma "arte" não uma ciência relaciona os planetas com "arquétipos", tendências psicológicas que, por enquanto, pouco tem a ver com a influência gravitacional que pode ser detectada fisicamente. Então, apesar do horóscopo muitas vezes dizer muito sobre nossa personalidade ou até sobre nosso futuro, os cientistas repudiam essa relação alegando que tudo que se fala em horóscopo é muito genérico e se aplica a quase todo mundo, o que de certa forma, é verdade.

É isso,

Espero ter ajudado...

Obs: Saturno, dos anéis é MUITO maior que a Terra e Vênus...

4 comentários:

  1. Rafa, também tem algo mais. Os gigantes como Saturno e Júpiter, mas principalmente Júpiter mesmo, atuam como escudos gravitacionais, atraindo para eles cometas e outros corpos celestes errantes que poderiam de outra forma vir a se chocar com a Terra. Assim, a história de nosso planeta poderia ter sido bem diferente caso os gigantes gasosos não estivessem por lá.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é verdade. Sem dúvida... Havia me esquecido deste detalhe.

    ResponderExcluir
  3. Esqueceram de dizer que jupiter nao é tao bonzinho assim ele faz mudar a rota de um cometa e faz passar mais proximo da terra

    ResponderExcluir
  4. É bem antes de cristo tudo era simples os planetas tinha orbitas perfeitas, o mecanismo (o universo) diziam que era semelhante ao de um relógia tudo era perfeito dai surgiu a astrologia se tudo é perfeito então poderemos prever o futuro, o que não passa de uma grande brincadeira hoje em dia. Creio que não deve haver problemas se a Terra fosse o único planeta do sistema solar...Temos o cinturão de asteroídes que está no meio do entre Júpiter e o Sol, fazendo que esses extensão cinturão não se unão formando um novo planeta só vejo esse motivo. Como nosso amigo disse Júpiter é nosso escudo!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua dúvida ou comentário. Responderei assim que puder. Ou, algum colega pode responder sua dúvida por mim. Utilize esse espaço com respeito e ele será útil e agradável a todos!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.